zb porn
Introdução à teoria das estranhezas

Introdução à teoria das estranhezas

Em estoque
 
Leia as primeiras páginas: Download
R$32,90
Formato: Impresso
Edição: 2
Ano de publicação: 0
Número de páginas: 172
ISBN: 8588319144
Sinopse Sobre o autor Comentários (0)
Teoria das estranhezas, para as ciências humanas, pretende-se uma concepção não fisicalista de ciência; quer dizer, uma concepção de ciência em que caos e ordens possam ser discutidos sem nenhuma implicação de epistemologias oriundas quer da física (estruturas dissipativas, entropia), biologias e matemáticas (informação, bits, comunicação) ou engenharias (arquitetura de computadores [Von Neumann]). Desta maneira, a teoria das estranhezas permite a discussão, de espaço e tempo sob uma perspectiva sem filiação alguma a correntes de filosofia ou ciência modernas; permite, ainda, falar sobre informação, sem referência a bits (clássico [shannon] ou quântico).
Livros
Autor Ued Maluf
Biografia

Formado em filosofia (FNFi,UB.,atual UFRJ,1959), epistemologista e professor. Nasceu em Minas Gerais, em 1933. Cursou Humanidades e Filosofia nos Seminário Menor e Seminário Maior de Mariana, MG., no período 1947-54; transferiu-se, 1955, para o Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade Nacional de Filosofia, formando-se como Bacharel e Licenciado em Filosofia (1959). Em 1960, ingressou como pesquisador no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 No início de suas atividades como pesquisador, seus estudos visavam às bases matemáticas (análise fatorial de testes psicológicos) e biológicas (testes de memória no platelminto de água doce planária Dugesia tigrina) dos comportamentos; mas sua crítica epistemológica às linhas de pesquisa vigentes levaram-no para o campo da epistemologia teórica [propriedades epistêmicas de linguagens abstratas quaisquer], que redundou na sua tese de habilitação à livre docência, obtendo o grau de Doutor e Livre Docente em Psicologia,na UFRJ(em Teoria e Metodologia em Psicologia) com a tese "Autômato informacional:um modelo heurístico do comportamento". Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia,UFRJ,1974. p.159. Até 1996, ministrou no Instituto Biomédico, Departamento de Fisiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), a disciplina "Aspectos informacionais do comportamento", com base em sua tese, supramencionada;no período 1978-1992, trabalhou no Centro Brasileiro de Ergonomia e Cibernética, ISOP/FGV, onde grande parte de sua bibliografia foi escrita. Em sua tese de livre-docência,se encontra o germe da teoria das estranhezas,que ficou concretizado na aceitação de seu trabalho pelo "XXIInd International Congress of Psychology".Leipzig GRD,july 6-12,7 p.,1980, intitulado "The cellular automaton as a possible interpretation of the personal space-generating behavior".Atualmente, ministra cursos sobre a teoria das estranhezas, registrada como disciplina curricular pela CAPES, nos seguintes programas de pós-graduação, stricto sensu: Cibernética, Teoria das Estranhezas e Psicologia,Mestrado e Doutorado em Psicologia - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);Estranhezas, Cultura e Realidades Virtuais - Programa de Mestrado em Ciência Ambiental (Área Sociedade, Cultura e Meio Ambiente),Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense (UFF);Mosaico Arte-Ciência: as Estranhezas do Imaginário e das Realidades - Programa de Mestrado em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense,(UFF). Relatório da CAPES (2001)sobre este último Programa registra a teoria das estranhezas como uma das principais referências teóricas dos projetos de pesquisa em andamento. Reside em Niterói.

Fazer um comentário

Seu nome:


Seu comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim            Bom

Digite o código da imagem:



Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
Desenvolvimento
Criação de sites RJ: Murillo Camargo & Doble
Booklink © 2013 - Todos os direitos reservados