Como podemos prevenir varizes?

Nas pernas, temos dois sistemas venosos: o sistema venoso profundo, que é o principal meio de levar sangue das pernas para o coração, e o sistema venoso superficial, que é um sistema acessório ou secundário.

O mau funcionamento do sistema venoso das pernas faz com que o sangue se acumule facilmente, especialmente quando a pessoa permanece em pé por muito tempo.

Varizes são dilatações das veias do sistema venoso superficial, que além do efeito estético que produzem, podem produzir sintomas como sensação de peso, dor, edema ou inchaço, câimbras e deterioração gradual da pele e tecido hipodérmico com aparecimento de úlceras. vascular em estágios avançados.

Consulte o seu médico logo que surjam os primeiros sintomas, um diagnóstico precoce da doença permite que medidas preventivas e tratamentos retardem a sua evolução. A avaliação do seu cirurgião vascular permitirá propor o tratamento mais adequado.

Como posso prevenir a doença venosa?

Embora algumas pessoas não possam evitar o aparecimento de varizes, elas podem reduzir claramente as chances dessa patologia. Isso pode ser conseguido seguindo as dicas a seguir:

Para evitar o aparecimento de varizes, é importante que os costumes e o estilo de vida não facilitem sua aparência. O objetivo primário é melhorar o retorno venoso nas pernas, por isso é aconselhável:

  • Mova suas pernas com freqüência, evitando longos períodos de pé. Dê às suas pernas um descanso periódico através de caminhadas curtas ou exercícios específicos que facilitaremos em consulta.
  • Execute o esporte certo. A prática é aconselhada regularmente e com calçados confortáveis. Andar a pé é o exercício mais benéfico para a circulação venosa. Andar de bicicleta, nadar, correr ou dançar também favorece o retorno venoso.
  • Evite fontes de calor , exposição solar contínua, depilação a quente, pisos com sistemas de aquecimento radiante, jacuzzi e saunas.
  • Dieta rica em fibras , ingestão adequada de líquidos (1,5 litros de água aproximadamente diariamente), limitam o consumo de gorduras saturadas – não é benéfico. (manteiga, salsichas …).
  • Levante as pernas de vez em quando e, quando possível, descanse com os membros inferiores. Elevar a parte inferior da cama cerca de 10-15 cm melhora o retorno venoso durante o sono.
  • Ative sua circulação, contraindo os músculos da panturrilha. Por exemplo, um bom exercício é fazer a ponta dos pés repetidamente de vez em quando.
  • Use caldo confortável: evite sapatos de salto alto e sapatos baixos.
  • Tome banhos frios nas pernas.
  • Evite usar faixas e roupas muito apertadas .
  • Mantenha sempre a pele bem hidratada / Massageie as pernas do pé até a coxa em uma direção ascendente.

Pergunte ao seu cirurgião vascular sobre a necessidade de meias de compressão.

 Quais tratamentos estão disponíveis?

O tratamento médico baseia-se principalmente nos produtos naturais, sendo o principal deles o VariGold que é um creme próprio para acabar com as varizes, que têm um efeito anti-inflamatório, fortalecer o tom da parede venosa, reduzir o edema, melhorando diretamente os sintomas e condições da parede venosa.

O tratamento é complementado com a aplicação de heparinoides tópicos ou gel frio e meias elásticas de compressão. Também são úteis substâncias naturais como castanha, Centella Asiatica, Ruscus, Red Vine …

Escleroterapia, é introduzir um medicamento, líquido ou espuma, dentro das veias varicosas. Este medicamento, quando entra em contato com a parede interna da veia, produz uma irritação e uma reação inflamatória que envolve uma fibrose da veia e o subseqüente desaparecimento da mesma.

A cirurgia é o tratamento de escolha. O objetivo do tratamento cirúrgico é: melhorar / eliminar sintomas, otimizar o retorno venoso e melhorar a aparência do membro afetado.

Ao longo dos anos, a cirurgia venosa evoluiu, de modo que atualmente temos várias técnicas para o tratamento de varizes, entre as quais encontramos:

  • Cirurgia hemodinâmica ou estratégia de CHIVA
  • As técnicas endo luminais, de aparência mais recente: MicroEspuma , EndoLaser e Radiofrequência.
  • Extração por decapagem ou flebo convencional e flebectomias isoladas.

A flebectomia ambulatorial de Müller, a estratégia CHIVA e as técnicas endoluminais aparecem como minimamente invasivas em relação ao Stripping convencional. Portanto, uma indicação individual da técnica cirúrgica a ser utilizada será feita, dependendo das características do paciente, do tipo / origem de suas varizes (determinado pela prática, em consulta, do mapeamento venoso ecodoppler – diagnóstico).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *