Alimentos que aumentam o risco de câncer da próstata

Quer saber quais alimentos podem aumentar o risco de câncer de próstata? Então, continue lendo esse artigo.

Ainda cercado de tabus e falta de conhecimento, o câncer de próstata é o que mais afeta os homens e a alimentação tem um papel determinante tanto para prevenir quanto para tratar a doença.

Glândula cuja única função é fabricar o líquido prostático, que protege os espermatozoides e os torna mais capazes na hora da reprodução, ela ainda é subestimada e ignorada pela grande maioria dos homens, pelo menos, até começarem a surgir os primeiros problemas.

Tendo como principais desencadeadores a idade, histórico familiar, raça, as alterações na próstata nem sempre significam câncer, mas sempre requerem muita atenção e um pronto tratamento, já que quanto mais cedo se iniciar o tratamento mas chances se terá de cura.

Estudos apontam que homens com uma dieta rica em gordura animal, ou em carne, têm maior risco de desenvolverem câncer de próstata. Do mesmo modo, homens com uma dieta rica em frutas e vegetais, diminuem muito as chances de adquirirem a doença.

Porém, a carne não é o único alimento vilão, que pode desencadear a doença, a ciência vem apontando outros alimentos, muitos deles comuns no cardápio do nosso dia a dia, e até agora vistos como inocentes.

Uma opção para você prevenir doenças relacionadas a próstata é fazer uso do evoprost que é um suplemento natural a base de plantas naturais que ajuda a prevenir e tratar a próstata.

Vilões da próstata

Embora o impacto desses alimentos possa variar de pessoa para pessoa e depender de outros fatores (como a idade, por exemplo), alguns alimentos foram apontados como maiores vilões da próstata, são eles:

  • Carne vermelha: especialmente cozidas em altas temperaturas, modo de estimulando a produção de compostos químicos nocivos;
  • Laticínios: pois interferem na vitamina D, fundamental para a boa saúde da próstata;
  • Bebidas alcoólicas: especialmente se consumida em exagero.
  • Gorduras saturadas: presentes nos alimentos processados (pães industriais, bolachas, refeições já prontas, fast-food, etc) com grande impacto no índice de massa corporal (IMC), que quanto maior for, mais perigoso é para a saúde.

Alimentos para PREVENIR o câncer de próstata

Mas nem todo alimento assume o papel de vilão, na verdade, alguns podem, até mesmo, ser grandes aliados na batalha contra a doença, ou ainda, na sua prevenção.

Assim sendo, alguns devem fazer parte do cardápio do dia a dia, dentre eles, os seguintes:

  • Tomate: é o principal alimento no combate á essa doença, por seu alto teor de licopeno, que combate os radicais livres;
  • Frutas: como a maçã, a ameixa, mamão papaia, goiaba, que são ricas em fibra e pectina;
  • Chá verde: rico em antioxidantes que combatem os radicais livres;
  • Vegetais de folhas verdes (agrião, acelga, alface, almeirão, chicória, couve de bruxelas, couve, espinafre, mostarda, escarola…);
  • Vegetais crucíferos ( brócolis, couve-flor, rúcula): que contêm isotiocianatos, ingrediente ativo com potentes propriedades anticancerígenas.